segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Vamos IMAGINAR (MIBE)...



Sou uma estátua

Eu sou uma estátua e sou feita de ouro. Chamo-me Alberto e todas as pessoas gostam de mim. Vivo em Paris no meio de um jardim cheio de flores coloridas.
Quando era mais novo, fui um pirata que conquistou todos os mares e fui o melhor pirata do mundo.
Eu sou muito admirado pelas pessoas que passeiam no jardim e tiram muitas fotografias comigo. Eu adoro isso e às vezes até tento sorrir.
Mesmo agora que já sou mais velha, ainda consigo ser a estátua mais admirada por todos, tanto faz serem crianças como idosos. Sou muito feliz por isso.
Dinis





O livro de contos de fada

Eu sou o livro de contos de fadas. Tenho muitas páginas dentro de mim, cheias de letras. Ah,também têm todas um número para não se perderam umas das outras.
Eu vivo no quarto de uma menina que gosta muito de ler.
A minha mãe chama-se Enciclopédia e o meu pai Dicionário.
Os meus irmãos são livros de aventuras e de banda desenhada.
Eu também gostaria de ser como eles, mas não sou. Mas eu gosto de ser quem sou.
Eu tenho amigos que estão na minha estante, por exemplo, Peter Pan, O Gato das Botas, O João Pé de Feijão e o Aladino.
Eu gosto de todos mas o meu preferido é O Gato das Botas.
Na minha primeira página conto uma história sobre os três ursos e a caracóis dourados.
Eu sou muito bom para entreter as crianças e para as ajudar a adormecer. Por estas razões é que eu adoro ser um livro.
Inês Viana



Sou um ananás
Eu vivo em Casal de Loivos com a minha família.
Sou amarelinho e tenho uma coroa verde na cabeça, pareço um rei.
Vivo numa fruteira com os meus amigos: a banana, o kiwi, as maçãs e o dióspiro.
Passamos o dia a conversar. Às vezes, os meninos lá de casa pegam numa das minhas amigas maçãs e levam-na com eles para a escola. Só sei que nunca mais a vejo.
Inês



Eu sou o Dicionário Júnior
Eu sou um livro e o meu nome é Dicionário Júnior.
Vivo com o meu pai Dicionário de Português e a minha mãe Contos de Fada. Moro na estante de uma biblioteca com eles e com os meus amigos Atlas e Revistas.
Eu tenho oito anos. O meu pai tem trinta, assim como a minha mãe.
Eu aqui sou feliz com os meus amigos. Estou mesmo perto deles na estante, quase lado a lado. Mas também tenho outros amigos na biblioteca, que são os computadores. Às vezes, os meninos deixam de brincar comigo para irem brincar com eles. Eu fico triste mas compreendo.
Alguns alunos mais velhos pegam em mim quando estão interessados em saber o que algumas palavras querem dizer. Às vezes, mexem-me com muita força, quase que me rasgam.
Eu também gosto de ver os meninos a pegarem nos livros de histórias de encantar para lerem, pois não sou invejoso. Eu sou um bom “menino”.
Margarida

Eu sou um fantasma
Eu sou um fantasma chamado Assombradora e assombro escolas.
O meu pai chama-se Sanguirento e a minha mãe Assombradora.
Eu, certo dia, cheguei à escola do Pinhão e comecei a mexer nas coisas e pensei” isto pode ser um presente de Halloween”.
As crianças estavam muito assustadas, umas até choravam. Eu adoro assombrar as escolas e os meus pais ficam orgulhosos de mim.
Quando chega ao fim o meu trabalho no dia de Halloween fico triste porque já não posso assombrar mais.
Os meus pais estão sempre a dizer-me para não ficar triste, pois posso assombrar todos os dias, e, além disso que os fantasmas não choram.
Então, eu pensei escolher uma semana em cada mês para assombrar as escolas, pois é onde há mais meninos.
Mas o melhor é que numa das escolas encontrei a minha melhor amiga de infância, a Fada dos Dentes. Convidei-a para ir a minha casa e ela aceitou. Estivemos a conversar durante umas horas. Também almoçou comigo e até elogiou a comida que a minha mãe fez.
Por tudo isto, gosto muito de ser fantasma.
Luana
A maçã

Eu sou uma maçã e vim de uma macieira que estava numa horta em França.
Eu vivia ao pé de uma casa e um dia uns meninos foram tirar-me da árvore para me comerem.
Também foram apanhar outras peças de fruta para fazerem uma salada.
Mas, antes que me descascassem, saltei pela janela da cozinha e fugi. Corri o mais que pude para a macieira e escondi-me num buraco que havia no tronco, que era a casinha do esquilo.
Ele quando me viu fez uma cara esquisita, mas depois de lhe contar o que me tinha acontecido, ajudou-me.
A partir desse dia, ficámos amigos para sempre.
Inês 
Um livro

Eu sou um livro de histórias. Vivo numa estante da biblioteca com os meus amigos.
Tenho muitas folhas moles. Os meus pais e eu fomos feitos de uma árvore.
O meu pai chama-se Dicionário e a minha mãe Caderneta.
Nós gostamos muito do Dia do Livro porque os meninos leem-nos, mas não gostamos quando nos compram e nos deitam fora porque depois magoamo-nos na lixeira.
Também há falta de oxigénio ao cortarem as árvores para fazerem os livros. E sem oxigénio não há pessoas e assim não há ninguém para nos abrirem e lerem.
Se os meninos  gostam de ler histórias, não nos façam mal.

Gonçalo


 O pai Natal ouve vozes!
No dia 26 de novembro foi a vez dos alunos do 3º ano virem para a biblioteca fazer uma pequena filmagem sobre a história “ O pai Natal ouve vozes!
Cada um assumiu  o seu papel, narrador, pai Natal, duendes… e resultou num belo trabalho.
O pequeno vídeo vai ser  apresentado a toda a comunidade educativa no dia da festa de Natal.











 Alguns momentos de leitura 




10 minutos a a ler




Sem comentários: