Mostrar mensagens com a etiqueta 1º Ano. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 1º Ano. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Uns óculos para a Rita- 1º ano

       Leitura  de  " Uns Óculos para a Rita " de Luísa Ducla Soares.
 Conversa com os alunos sobre o momento mais importante; antes e depois da Rita usar óculos;
  Atividades de  compreensão textual,, divisão silábica, vocabulário...






















terça-feira, 16 de maio de 2017

Brincar a rimar alunos do 1º ano



Vamos brincar com palavras a Rimar- alunos do 1º ano

O Gonçalo diz para a Joana:
- Tu vais fazer a cama.


 















A Joana diz para o Gui:
- Tu vais sentar –te aqui!



 















A Camila pergunta ao Gonçalinho:
-Queres água ou queres vinho?







O Gui diz para a Camila:
-Tu vais passear para a vila.







Lengalenga

Estava a chover
Estava a nevar
e a Camila começa a brincar.
Estava na rua
Não se via ninguém
Apareceu o Gonçalo
E a Joana também.
Juntos jogaram à apanhada
Juntos brincaram ao pião
Quando a mãe chamou por eles
Ambos disseram que não.
O pai apareceu zangado
Com olhos de mau
Trazia na palma da mão
Uma grande colher de pau.
O Gonçalo e a Joana
Foram para casa dormir
Estava a ficar escuro
E a chuva começava a cair.







Frases  soltas …a rimar

O gato foge do rato.
O José bateu o .
A Maria leva a bacia.
O Martim sorriu para mim.
A Maria come muita melancia.
O Miguel escreve na folha de papel.
O Barnabé  não sabe como é.

A Maria vive numa casa vazia.

segunda-feira, 27 de março de 2017

Semana da Leitura

Encontro com os escritores: Guilherme Teles (ex-aluno do Agrupamento de Alijó) e Sílvia Teixeira (docente na nossa escola)



Esta atividade teve como público-alvo os alunos do primeiro ciclo com o jovem escritor Guilherme Teles e os alunos do pré-escolar e primeiro ciclo com a escritora Sílvia Teixeira.



Promoveram-se novas experiências educativas e aprendizagens significativas, desenvolveu-se a sensibilidade artística e promoveu-se o respeito por diferentes expressões.


Semana da Leitura

Workshop de Reiki



Dia 27 de março contou com:
 um Workshop de reiki para o pré-escolar, 1º ciclo e 5º ano.
Os seus pontos fortes foram a promoção de novas experiências educativas, de aprendizagens significativas e do respeito por diferentes expressões; a estimulação de boas práticas de cidadania e o envolvimento de toda a comunidade educativa.


quarta-feira, 8 de março de 2017

Notícias

Os alunos do Jardim de infância e do  1º ciclo participaram no concurso Uma aventura literária 2017 na modalidade e desenho e texto crítico.


Os alunos do 4º e 5º anos participaram no projeto Ajudaris na produção de textos subordinados ao tema da “Família”.


A Biblioteca Escolar agradece à avó paterna do nosso aluno do 6º A, Ricardo Rodrigues, a sua boa vontade na oferta de algumas enciclopédias que servirão de apoio ao estudo  aos nossos educandos.

segunda-feira, 6 de março de 2017

O Menino que Detestava Escova de Dentes


Atividades de pré-leitura


Olhando bem para a capa do livro, o que vês?
 O menino está zangado, chateado, porque nunca experimentou lavar os dentes, está com os braços cruzados e atirou a escova para longe.

O menino detestava escovas de dentes. Porquê?
• Por não gostar do sabor da menta;
• Por nunca ter experimentado lavar os dentes;
• Só queria comer doces e ficar com o sabor a chocolate na boca;
• Doíam-lhe as gengivas; 
• Quando bebia sumos, gostava de ficar com o sabor do sumo.

O que devemos fazer para termos os dentes em bom estado?
• Lavá-los diariamente;
• Comer comida saudável;
• Não comer muitos bolos nem beber muitos sumos;
• Beber sempre água;
• Ir ao dentista de vez em quando.

De que é que precisas para lavar os dentes?
• Uma pasta de dentes
• Uma escova
• Fio dentário
• Um copo

Por que razão deves usar copo?
• Para pôr a água e bochechar;
• Quando está vazio serve para guardar a escova;
• Para poupar água, porque se estiver a torneira aberta gasta-se muita água.

Quando deves ir ao dentista?
• Quando doem os dentes
• Quando caem
• Uma ou duas vezes por ano para termos os dentes sempre bons.

Camila


Gonçalo

Joana

A Ovelhinha que Veio para Jantar

Camila

Gonçalo

Joana

Questionário pós-leitura


Quem bateu à porta?
- A ovelhinha.

Como era ela? 
– Estava com frio porque andava na neve. Tinha frio, estava perdida e tinha fome.
O que é que o lobo ia comer?
 – Sopa de legumes.
Que legumes?
- Brócolos, cenoura, couve, batata, abóbora, cebola…
O lobo gostava de sopa? 
– Não.
E tu?
 – Também não gosto de sopa de legumes. Gosto de canja.
O que é que a ovelhinha fez ao lobo?
- Deu-lhe um beijinho.
Como é que ele reagiu?
 – Ficou chateado porque não a podia comer e ficou feliz porque gostou de receber um carinho.
Como é que a ovelhinha voltou para casa do lobo? 
- Entrou  pela porta que estava encostada.

Faz o resumo:

O lobo queria comer a ovelhinha mas ela estava com frio. Depois estava com fome e ele deu-lhe uma cenoura. Ela ficou com soluços, ele agarrou-a e abanou-a várias vezes. Depois, meteu-a ao colo e ela adormeceu. Quando ia comê-la ela acordou e deu-lhe um beijinho. Ele ficou chateado por não a conseguir comer e meteu-a na rua.
Ela bateu muito tempo à porta só que o lobo fechou a janela e fingiu que não a ouvia. A ovelhinha fugiu e o lobo ficou preocupado com ela e foi procurá-la. Ele gritou por ela e à noite encontrou-a na sua casa. Convidou-a para comer a sopa de legumes e ficaram amigos. 
Ela tomava conta dele porque estava velhinho e ele dava-lhe comida e uma casa para viver.

A Flor Vai Ver o Mar

Camila

Gonçalo


Joana