segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Mais um novo ano começou...são horas de publicar o que foi feito ao longo deste período letivo




ATIVIDADES DO 1º ANO

Gira Gira vai à escola, Mário Castrim

Qual foi a parte de que gostaste mais?
João: Gostei da parte em que furaram o teto para a girafa andar na escola.

Bárbara: gostei da professora a ensinar aula no jardim zoológico.

Diana: gostei da parte em que fizeram um buraco no teto porque a Girafa não cabia na escola.

Yara- eu gostei de quando os meninos estavam na rua a trabalhar e os livros voaram por causa do vento forte.








A Ovelhinha Preta


Audição da história e  representação da parte preferida.
Aprendemos a escrever diferentes palavras.


























Dia 20 de novembro, foi o dia de trabalharmos as lengalengas.
Abrimos o livro Mais lengalengas, de Luísa Ducla Soares, e, após terem ouvido algumas lengalengas, os alunos escolheram SENHOR GUARDA, VENHA CÁ; ESTÁ A CHOVER E A NEVAR ; SE TU VISSES O QUE EU VI ; UM, DOIS, TRêS, QUATRO, para memorizarem e recitarem na festa de Natal.
Mais tarde, recorrendo à imaginação e criatividade, os alunos realizaram jogos verbais recorrendo a rimas e lengalengas.
Para que ficassem mais bonitas, ilustraram-nas.

SENHORA PROFESSORA, VENHA CÁ
Senhora professora venha cá, á
Venha ver o menino Zé, é
Que na sala fez chichi, i
Com medo da sua avó, ó
Que o fecha no baú. U
A E I OU






 


ESTÁ NO CÉU O SOL A BRILHAR
Está no céu o sol a brilhar
Para no parque brincar
Com os amigos me divertir
E tudo fazermos a rir.

Está no céu o sol a brilhar
Na piscina vou nadar
Com boias e abraçadeiras
Para não me afundar.



SE TU VISSES O QUE EU VI
Se tu visses o que eu vi
Na terra do Pinhão
Um gatinho a bailar
Dentro de um caldeirão.

Se tu visses o que eu vi
Na terra do Carrasco
Um cavalinho de madeira
A comer o meu churrasco.

Se tu visses o que eu vi
Na terra de Alijó
Uma galinha cor-de-rosa
Que era da minha avó.





DOIS, QUATRO, SEIS, OITO
Dois, quatro, seis, oito
É a hora do biscoito
Está no armário da cozinha
Dentro de uma caixinha.

Redondo, redondinho
Com pepitas de chocolate
Se o deixar cair ao chão
É um grande disparate.


















Sem comentários: