quinta-feira, 25 de maio de 2017

Atividades desenvolvidas pela Biblioteca Escolar

Concurso “Conta-nos uma história” 

Esta atividade decorreu da participação no Concurso “Conta-nos uma história!” iniciativa promovida pelo Ministério da Educação (ME), através da Direção-Geral da Educação (DGE), do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) e do Plano Nacional de Leitura (PNL), em parceria com a Microsoft e a Associação Portuguesa de Professores de Inglês (APPI). 
Estiveram Envolvidos todos os alunos na produção da história original que posteriormente foi revista e melhorada pela PB e uma professora voluntária da BE; na fase seguinte foi traduzida par inglês pelas docentes Clara Matias ( AEC) e Sónia  Gomes ( 3º ciclo).
Esta peça foi levada a público em português e enviada a concurso em formato áudio em inglês.
Foram atingidos os seguintes objetivos:
Promoção da leitura, expressão escrita e criatividade; apropriação da tecnologia digital no desenvolvimento das literacias; desenvolvimento de competências linguísticas em língua inglesa e ligação com a comunidade envolvente.


“Faça lá um Poema”

O Concurso “Faça lá um Poema” envolveu alunos dos diferentes ciclos e foi enviado a concurso o poema da aluna Clara Loureiro do 8º A, intitulado Holocausto
Os objetivos foram parcialmente atingidos uma vez os alunos do que o impacto desta atividade nos alunos foi apenas suficiente, sendo a motivação dos alunos para este tipo de atividades algo a melhorar.


Projeto Ajudaris

No âmbito das atividades desenvolvidas semanalmente na Biblioteca escolar, Os alunos, Francisco Marques, 4º Ano; Ana Rita Ribeiro, 4º ano e Matilde Mateus, 5º ano, participaram no projeto Ajudaris na produção de textos subordinados ao tema da “Família”.

Concurso 'Uma aventura literária 2017'

No âmbito das atividades do PNL desenvolvidas pela PB, os alunos desde o pré-escolar ao 7º ano participaram nas diferentes modalidades:
 Desenho – alunos do Jardim de Infância do Pinhão e de Vilarinho de Cotas sobre a história “ João e o Salticão”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e alunos do 1º ano sobre a  “A Gata Gatilde”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
Texto crítico – alunos do 3º ano, com a leitura de “A Raposa Azul”, de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada e alunos do 4º ano com a leitura de  “ Há Fogo na Floresta”, de  Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada;
Texto original - alunos do 7º A - com o título “Uma aventura a caminho do Tua”.

Referencial “Aprender com a Biblioteca Escolar”

A obra de leitura obrigatória Ulisses, de Maria Alberta Menéres, foi trabalhada pelos alunos do sexto ano, turma A, ao longo do segundo período, e  teve como orientadores as professoras de português e a bibliotecária. 
A leitura da obra assim como as atividades de Pré-leitura, leitura, preenchimento de fichas, visionamento de imagens, decorreram na BE, utilizando os recursos, impressos e digitais, disponíveis.

“A BE leva o PNL”

As obras trabalhadas semanalmente, pela PB, com os alunos do 1º ciclo, tiveram como principal objetivo ir de encontro aos projetos SOBE, PNL, efemérides indicadas no PAA, bem como o definido nas Metas Curriculares no âmbito da Educação Literária.
Nas sessões semanais (quinta-feira), intercaladas 2º / 3º ano, e (terça-feira) 1º / 4º foram desenvolvidas diversas atividades de compreensão de leitura, ilustração, dramatização de cenas preferidas, reconto oral, expressão escrita e pesquisa, realizadas na biblioteca escolar, com a intervenção de todos os alunos, manifestando grande interesse e empenho.

“Ler é que é bom”

“Ler é que é bom“ foi dinamizada, quinzenalmente, pela PB nas salas dos Jardins de Infância do Pinhão e de Vilarinho de Cotas, onde se desenvolveram diversas atividades de reconto oral, trabalhos de expressão plástica; leitura das ilustrações; leitura do título do livro antecipando a mensagem do conto; recorte e colagem de figuras de cenas alusivas à histórias e dramatização de cenas preferidas.

1 comentário:

fernanda sousa disse...

Parabéns pelo leque de iniciativas e atividades desenvolvidas na BE do Pinhão! Só um trabalho sério, profissional, aliado ao bom humor e disponibilidade da professora Eufémia (assim como os alunos) poderiam resultar num balanço extremamente positivo!